YouTube Facebook Instagram

  12/06/2019 | 08h57     Atualizado em 12/06/2019 | 09h03

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Festa de Santo Antônio ocorre em Bento Gonçalves

Durante o dia festivo, freis estarão fazendo a bênção individual da saúde e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio

Patrícia Pellicioli
Patrícia Pellicioli

A celebração religiosa mais tradicional de Bento Gonçalves é nesta quinta-feira, dia 13 de junho, em sua 141ª edição: a Festa de Santo Antônio, padroeiro do município, no Santuário de Santo Antônio, dia votivo e feriado municipal na Capital do Vinho. Neste ano, a programação é norteada pelo lema ?Mostra-me Senhor, teus caminhos? (Sl 25,4), em um apelo retirado dos Salmos que tenta traduzir um pedido em redimensionar os sentidos da vida ? em uma época de tantos dilemas, dúvidas e até faltas de significados para a existência de todos, é na fé que é possível conhecer mais de si mesmo e encontrar motivação para driblar os problemas e desafios cotidianos.


 


Neste dia votivo, 13 de junho, a previsão é reunir um público de até 20 mil pessoas para a programação que inicia às 6h com a tradicional Alvorada Festiva. As missas também ocorrem em ritmo intenso, celebradas às 7h, 8h30min, 10h, 15h e 18h. A missa das 15h é a que concentra maior público, já que é celebrada de forma campal e seguida de procissão de Santo Antônio pelas ruas centrais. A Missa de Ação de Graças, que ocorre às 18h, é também o momento que os casais festeiros da próxima festa são apresentados.


 


Neste ano, os casais escolhidos para conduzir a programação são Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani; Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza; Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli; José Antonio Rossatto e Clarice Toniolo Rossatto; Ricardo Tonet e Léa Cristiane Gonzatti Tonet; Setembrino do Rosário e Natalina dos Santos do Rosário; Valmor Poletto e Rosita Spadari Poletto. Os Festeiros Jovens são Ana Paula Nascimento da Silva; Diego Marodin da Silva e Érica Bellé; Fernando Giordani Rossatto e Leandro Moro e Carla Zortéa.


 


Um dos pontos altos e mais tradicionais desse dia festivo é o almoço que integra a comunidade no Salão Paroquial. Mais de 500 pessoas são esperadas para esse momento. O almoço será servido a partir das 12h, com cardápio que inclui sopa de capeletti, lesso, piem, churrasco, galeto, saladas, maionese, pão colonial e sobremesa. Vinho, refrigerante e água acompanham a refeição. Os ingressos individuais custam R$ 50,00 e podem ser adquiridos na secretaria do Santuário Santo Antônio, no centro da cidade, ou com os festeiros. A venda dos convites só ocorrerá de modo antecipado, sem comercialização no dia da festa.


 


Durante o dia festivo, freis estarão fazendo a bênção individual da saúde e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia