YouTube Facebook Instagram
 

  13/06/2019 | 08h29     Atualizado em 13/06/2019 | 08h32

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Projeto de reforma da Praça Dante Alighieri proposto pela prefeitura é aprovado pelo COMPAHC

Maioria dos integrantes do Conselho votou favorável à iniciativa da administração municipal

Adriano Chaves
Adriano Chaves

O projeto de requalificação da Praça Dante Alighieri, proposto e apresentado pela Prefeitura de Caxias do Sul, foi aprovado pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), nesta quarta-feira, 12. A votação, com nove votos favoráveis, seguiu o parecer da relatoria do projeto, que aprovou a iniciativa da administração municipal com algumas recomendações, que ainda serão definidas.

 

Também foi aprovada a criação de uma comissão de integrantes do COMPAHC que elaborarão sugestões a serem apresentadas ao Poder Público em relação ao projeto. Farão parte dessa comissão os membros da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) e o próprio secretário municipal da Cultura, além de três representantes da sociedade civil do COMPAHC.

 

O projeto de reforma da Praça Dante Alighieri foi mostrado aos membros do COMPAHC na reunião do dia 08 de maio, em uma detalhada e completa apresentação. Na ocasião, também foi aberto espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas. A administração municipal realizou um estudo de requalificação da praça para que ela se torne mais segura, atrativa e funcional, baseado nas suas características históricas e culturais. O projeto inclui diversas melhorias para o local, que valorizam os patrimônios culturais, a vegetação e a história dessa atração localizada no coração de Caxias do Sul, além de incentivar o turismo e o sentimento de pertencimento de quem passa pela praça.

 

Reunião pública

A prefeitura realizará uma reunião pública para apresentar e detalhar o projeto de requalificação da Praça Dante Alighieri para entidades e moradores. Algumas instituições mais diretamente envolvidas com a reforma foram convidadas a participar, como o Sindilojas Caxias, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Catedral Diocesana, mas o encontro é aberto ao público. ?Todos que têm interesse em conhecer o projeto de reforma da praça podem participar. Abriremos para manifestações do público, que serão analisadas posteriormente, já que ainda estamos em fase de anteprojeto. Essa é mais uma oportunidade que oferecemos para dialogar sobre esse projeto com a população?, explica Mirangela Rossi, titular da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU).

 

A reunião é nesta quinta-feira, 13, às 17h, no auditório do Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, 1333). O encontro é aberto à comunidade.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia