YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  09/07/2019 | 16h14     Atualizado em 12/07/2019 | 07h48

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Forqueta Cultural encerra com Malévola e mostra de trabalhos premiados de arquitetura sobre o bairro

O evento aposta na potência do contexto histórico-cultural de um dos distritos mais importantes de Caxias do Sul

Larissa Guerra
Larissa Guerra

O último fim de semana do Forqueta Cultural encerra a série de filmes da Mostra de Cinema Juvenil com Malévola, que será exibido sábado, às 15h. Antes disso, às 14h, o projeto abre espaço para mostrar à comunidade trabalhos premiados de arquitetura sobre o bairro. Concebidas por estudantes e professores do curso de Arquitetura da UCS, as propostas repensam arquitetonicamente o bairro, propondo soluções contemporâneas para a paisagem do lugar.

 

O Complexo Cultural Enoturístico Forqueta (CCEF) foi o TCC de Larissa Guerra, defendido no segundo semestre e 2018. O objetivo principal do trabalho foi a requalificação do patrimônio arquitetônico da Cooperativa Vitivinícola Forqueta Ltda, restabelecendo o seu conjunto edificado original. Além disso, propôs-se um novo espaço de vinificação, fazendo o contraponto com esse contexto histórico, promovendo novas tecnologias e capacidade produtiva adequada às demandas atuais. Assim, olhando para o ?centro histórico?, busca revitalizar espaços que atualmente são inóspitos, resgatar as edificações patrimoniais abandonadas e valorizar ainda mais a região e o turismo local. Em função este trabalho, Larissa Guerra recebeu o Prêmio IAB RS ? José Albano Volkmer, como melhor trabalho de conclusão de curso. O orientador do trabalho foi o professor Erinton Aver Moraes e o coorientador Luiz Merino de Freitas Xavier.

Premiado com o segundo lugar na quarta edição do concurso nacional Urban 21, o projeto Forqueta ? A Memória os Esquecidos tem como foco o bairro e seu entorno, incluindo o roteiro turístico Vale Trentino. O objetivo é resgatar o centro histórico de Forqueta - com uma intervenção na praça do Trem - criando múltiplos caminhos, recuperando as fortes raízes de significado e identidade cultural e, com isso, devolvendo o sentido de coletividade ao distrito. Assim, priorizam-se o bem-estar do pedestre, a inserção de ciclofaixas, implantação de VLTs (veículo leve sobre trilhos), reciclagem dos usos de edifícios subutilizados, identificação e valorização do patrimônio, implementando equipamentos estruturadores como pousadas, restaurantes, centros socioculturais, entre outros, e a requalificação do acesso ao conjunto, resgatando a conexão de Forqueta por meio da RS-122. Sob orientação as professoras Doris Baldissera e Nicole Rosa, trabalharam os estudantes Bruno Guilherme Fabro, Bruno Gallina, Caroline Garaffa, Gessica Tonin, Guilherme Conte Rodrigues, Guilherme Jaskulski Oliveira, Juliana Tomazi Consenso e Thaise Zattera Marchesini.

 

Na Mostra Juvenil de Cinema, Malévola (Robert Stromberg, 97min) é baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora.

 

Assim, encerrando uma frente e ação, mas inaugurando outra, Forqueta Cultural aposta na potência do contexto histórico-cultural de um dos distritos mais importantes de Caxias do Sul, na perspectiva da democratização e descentralização de acesso à cultura e com a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da apreciação artística. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade!

 

O que: Forqueta Cultural, com mostra de trabalhos premiados de arquitetura sobre o bairro e Mostra de Cinema Juvenil, com Malévola,

Quando: 13 de julho, às 14h , com entrada franca.

Onde: Ponto de Cultura Costurando Sonhos junto ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, no bairro Forqueta.

Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio Cultural: Empresas Randon, Plásticos Pisani, Pinta Risco, Três Eixos, Bitcom, Duroline, TRC e Slomp Materiais de Construção.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia