YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  16/08/2019 | 15h24     Atualizado em 16/08/2019 | 15h26

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Projeto Plástico do Bem foi apresentado para os educadores de Flores da Cunha

O projeto prevê a disseminação de noções de consumo responsável, descarte e destinação correta de materiais plásticos pós-consumo entre estudantes da rede pública

Divulgação
Divulgação

A apresentação das ações e planejamento do projeto Plástico do Bem para os educadores de Flores da Cunha foi realizada nestam semana no o CTG Galpão Serrano. Ao todo, serão contemplados 1,7 mil alunos e 245 professores de oito escolas de ensino fundamental. O projeto é desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), com apoio da prefeitura municipal de Flores da Cunha, através do Departamento de Meio Ambiente. Durante o encontro ocorreu a manifestação de autoridades, como o prefeito Lídio Scortegagna, e o presidente do Simplás, Gelson de Oliveira, e logo após ocorreu uma palestra sobre reciclagem com Jaime Lorandi.

 

O projeto prevê a disseminação de noções de consumo responsável, descarte e destinação correta de materiais plásticos pós-consumo entre estudantes da rede pública dos municípios participantes. Com as novas informações adquiridas, os estudantes aprendem a coletar, selecionar e limpar os resíduos plásticos reaproveitáveis produzidos nas próprias residências, vizinhanças ou até nas moradias de amigos e familiares. A seguir, levam o material até as respectivas escolas, onde é armazenado em grandes recipientes, conhecidos como big bags.

 

A partir do acionamento da própria instituição, a empresa parceira Reciclados Em Cristo vai até o local, verifica a condição do material, faz a pesagem e efetua o pagamento na hora. Por iniciativa da própria recicladora, em 2019, o valor foi reajustado para R$ 1 por quilo de plástico limpo recolhido.

 

O projeto também é desenvolvido em instituições de ensino de Caxias do Sul e Farroupilha. No total, somando-se os resultados da iniciativa nos municípios de Farroupilha (onde começou em abril de 2018) e Caxias do Sul (iniciado em abril de 2019) já foram encaminhadas para a reciclagem mais de 30 toneladas de resíduos plásticos pós-consumo. E destinados às escolas públicas mais de R$ 27 mil.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia