YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  16/08/2019 | 17h29     Atualizado em 16/08/2019 | 17h30

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Semáforo em esquina da avenida São Leopoldo entra em operação

Equipamento contribuirá com a fluidez do trânsito no cruzamento com a rua Emanuel Boniatti

Leonardo Lopes
Leonardo Lopes

O semáforo instalado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) na esquina da avenida São Leopoldo com a rua Emanuel Boniatti entrará em operação na manhã deste sábado (17/08). Os equipamentos estão em amarelo piscante desde a manhã desta sexta-feira (16/08) e aguardam a finalização de ajustes em calçadas no entorno do cruzamento antes de começarem a funcionar. Na próxima semana, fiscais de trânsito estarão no local em determinados períodos para reforçar a orientação dos motoristas.


A sinaleira contribuirá com o trânsito na região, pausando o tráfego de veículos e auxiliando os condutores que saem do bairro e precisam acessar a via. Também será um importante ponto de retorno, tanto para a área central como para quem seguirá em direção à Perimetral Sul. Os semáforos permitirão ainda uma travessia mais segura para os pedestres. Há botoeiras, que são responsáveis por parar o trânsito nos dois sentidos da via; e contadores digitais regressivos, que informam ao pedestre o tempo disponível para travessia. O local é próximo de duas escolas e de estabelecimentos comerciais no entorno do bairro São Leopoldo.


Além dos equipamentos, o cruzamento recebe melhorias no passeio público. Os ajustes foram necessários para permitir melhor circulação dos pedestres e garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência. Além da ampliação da calçada, rampas estão sendo instaladas. Os serviços são executados por equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).


Melhorias

As melhorias acompanham um investimento da prefeitura na São Leopoldo. A obra corrigiu problemas estruturais na via e elevou as condições de trafegabilidade no trecho. Os buracos e os locais onde o asfalto estava fissurado (com rachaduras) foram substituídos por nova pavimentação, acompanhada de serviços de drenagem, para melhor escoamento da água da chuva, além da sinalização com pintura e instalação de novas placas de trânsito. As obras foram realizadas pela empresa Encopav Engenharia, vencedora da licitação.


O trecho é uma das principais rotas de visitantes de cidades como Gramado, Nova Petrópolis e Vale dos Sinos, que chegam a Caxias do Sul pela BR-116. Além disso, também é utilizado como itinerário de diversas linhas do transporte coletivo urbano. O investimento é de R$ 1.697.478,90, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia