YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  09/09/2019 | 11h17     Atualizado em 09/09/2019 | 11h19

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Caxias do Sul pode ter o primeiro time de futebol voltado aos haitianos

Grupo participará da fase de ascenso do Campeonato Municipal de Futebol de 2020

Divulgação
Divulgação

A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), em parceria com a Associação dos Imigrantes Haitianos de Caxias do Sul, organizou o primeiro time de futebol composto só por imigrantes haitianos em Caxias do Sul. Para consolidar a união, no dia 08 de setembro, às 15h30, ocorrerá um amistoso entre Senegal x Haiti no campo do bairro Jardim Eldorado. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

 

A Associação procurou a Coordenadoria com intuito de disponibilizar um campo adequado para treinos, com objetivo de potencializar a participação do grupo em competições oficiais. Após diversas articulações, a Coordenadoria, por meio da Associação de Moradores do Bairro De Lazzer, disponibilizou o campo aos domingos à tarde. Um voluntário conduzirá o treinamento da equipe.

 

Para a titular da Coordenadoria, Alessandra Pereira, a união de esforços da comunidade faz a diferença na vida dos imigrantes. ?A unidade tem como um de seus objetivos desenvolver e articular políticas públicas que incentivem a inclusão social e os direitos da população negra. Com o time da Associação dos Haitianos não foi diferente. Fomos procurados por eles pela confiança que eles têm no nosso trabalho?, disse.

 

Alessandra também enfatizou o incentivar ao esporte e ao uso dos espaços comunitários. ?Também vamos torcer pelo acesso do time ao Campeonato Municipal. A união deles em torno da equipe é importante porque fortalece a amizade e o espírito de coletividade, diminuindo a dor de estarem longe de suas famílias?, complementou a coordenadora.

 

Em agosto o time fez a inscrição para a fase de ascenso do Campeonato Municipal de Futebol de 2020, que é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Os jogos ocorrem a partir do mês de outubro.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia