YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  11/09/2019 | 14h06     Atualizado em 11/09/2019 | 14h15

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Programação da Feira do Livro 2019 de Caxias do Sul é divulgada

Atrações artísticos culturais serão apresentadas a partir de 27 de setembro, na Praça Dante Alighieri

Noriana Seefeld Behrend
Noriana Seefeld Behrend

A Feira do Livro de Caxias do Sul, que ocorre entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro, comemora 35 anos de existência. As novidades e atrações dessa edição foram anunciadas, nesta quarta-feira (11/09).

 

A abertura oficial da 35ª Feira do Livro ocorre às 18h30, no dia 27 de setembro (sexta-feira), no palco principal da Praça Dante Alighieri e, em seguida, às 19h, haverá show com ?A Banda Mais Bonita da Cidade?. O tema que norteia as ações literárias e artísticas da feira é ?Você é o que você lê?. O patrono escolhido foi o escritor e professor Delcio Antônio Agliardi. Já a amiga do livro é a autora Bernardethe Zardo.

 

Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, leituras e vivências. Entre os nomes que circularão pelo evento literário, estão: José Eduardo Agualusa, José Clemente Pozenato, Armindo Trevisan, Toninho Vaz, Natalia Borges Polesso, Tito Gusmão, Rubem Penz, Juremir Machado, Sérgio Haddad, Eliane Potiguara, Christina Dias, Júlio Emílio Braz, Lúcia Hiratsuka, André Neves, entre outros. A edição deste ano traz 74 escritores nacionais e internacionais, que têm encontro marcado com o público em bate-papos e palestras abertas à comunidade.

 

O escritor caxiense também será destaque na Feira do Livro que contará com a participação de 40 autores locais, incluindo a 3ª edição do Projeto ?Escritor na Comunidade?. Entre os dias 24 e 27 de setembro, estão previstas outras atividades que fazem parte da pré-feira. A programação ocorrerá na Câmara de Vereadores.

 

Durante o período da feira, os leitores terão a oportunidade de estar mais perto dos autores. Serão oferecidas 80 sessões de autógrafos; 22 encontros no 15º Passaporte da Leitura, com 88 escolas; mais de 20 oficinas; 160 contações de histórias no palco infantojuvenil; e 12 horas de histórias ininterruptas, na 11ª Maratona de Contação (02/10).

 

Na programação, também está previsto o 26º Proler, que valida 40h de formação para professores e mediadores de leitura. O Proler ocorrerá ao longo da feira e será realizado por meio de 23 atividades, oferecidas também à comunidade.

 

A Feira do Livro contará ainda com quatro exposições permanentes: ?De Autores, Livros, Leitores e Releitura de Clássicos?, do artista Manoel Magalhães, no período de 27 de setembro a 30 de outubro, na Galeria de Arte Gerd Bornheim; ?35ª Feira do Livro de Caxias do Sul: 35 anos de história?, de 27 de setembro a 13 de outubro, na Casa 35 ? Praça Dante Alighieri; mostra ?Olhai os Lírios do Campo - 80 anos de Érico Veríssimo?, de 9 de setembro a 3 de novembro, no Museu Municipal; e ?Clic Ambiental 2019? - exposição das fotos vencedoras, de 24 de setembro a 13 de outubro, no 2º andar da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer.

 

No espaço infantojuvenil estão previstas atividades promovidas pelo Sesi, Sicredi, Sesc e Senalba & Quindim. E as atrações continuam com cerca de 34 apresentações musicais, Feira Fora da Feira, peças de teatro, Slam de Ilustração, Tapete Mágico e 4ª Semana da Leitura de Caxias do Sul fazem parte da programação cultural do evento, todos com entrada gratuita. 

 

Nesse ano, 38 bancas, entre editoras e livrarias, estarão presentes na Praça Dante Alighieri e oferecerão até 20% de desconto nas compras de livros. O show com Rafa Gubert e Tita Sachet encerrará a programação, no dia 13 de outubro, a partir das 19h, no palco principal.

 

Layout da Feira

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto de identidade visual da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul ficou a cargo dos alunos da disciplina de Projeto Gráfico, do curso de bacharelado em Design, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Sob a orientação da professora Aline Fagundes, os alunos da turma executaram o projeto entre os meses de março e junho. O projeto visual passou por diversas fases de concepção e contou com muitas inspirações.

 

A identidade visual da feira traz personagens de livros de diferentes gêneros literários e que marcaram diversas gerações de leitores, como Emília, do Sítio do Picapau Amarelo; Anne Frank; e Harry Potter.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia