YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  09/10/2019 | 15h52     Atualizado em 09/10/2019 | 15h57

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Projeto VivaSãoPelegrino é apresentado em Caxias do Sul

A programação vai incluir um passeio guiado pela região de São Pelegrino com historiadores e arquitetos

Paulo Pasa
Paulo Pasa

A apresentação oficial à imprensa do projeto VivaSãoPelegrino, desenvolvido pelo Vivacidade, ocorreu nesta terça-feira (8) na Casa de Memória da paróquia São Pelegrino, em Caxias do Sul. O espaço, desconhecido de boa parte da população de Caxias do Sul, guarda a história de um dos lugares mais icônicos da região para a qual está sendo proposto o projeto de requalificação.

O VivaSãoPelegrino está sendo construído a partir da comunidade. O objetivo, primeiro, é instruir as pessoas para que elas tenham massa crítica quando chegar o momento de participarem da discussão dos projetos de requalificação para o território. ?Não é top down, como costumam ser as decisões das cidades. Estamos, neste momento, buscando o engajamento da comunidade e a instruindo. Para isso, precisamos muito do apoio de vocês?, afirmou uma das coordenadoras do projeto, a doutora em Urbanismo Giovana Ulian.

 

A etapa inicial do projeto, já superada, foi o processo de ideação e análise de viabilidade. E as próximas contemplam as diretrizes e o detalhamento do projeto de requalificação urbana, a viabilização de parcerias, a execução e o monitoramento e, por fim, a política de gestão compartilhada como a comunidade. O projeto teve ideação dentro do movimento MOBI Caxias, na Câmara Temática de Atração e Retenção de Investimento, liderada pelo economista José Paulo Soffredi Soares, e agora tem vida própria dentro do Vivacidade, responsável por aplicar a ideia. ?Os ganhos são muitos, enxergamos muitas oportunidades quando há a disposição para melhorar a relação entre o setor público e privado, pois ruas mais vivas e ocupadas, o patrimônio ressignificado e a qualificação do espaço público fazem bem para todos?, acrescenta o arquiteto Matias Vazquez, coordenador do projeto ao lado de Giovana.

 

A agenda dos próximos meses também foi apresentada. A principal ação prevista para outubro ocorre já no próximo domingo, o Circuito VivaSãoPelegrino. O projeto foi selecionado entre os inscritos em um edital de Circuitos Urbanos 2019 da ONU-HABITAT, o programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos. O tema deste ano, quando acontece a segunda edição, é "Cidades Inovadoras e Inclusivas" e conta também com a seguinte pergunta inspiradora: "Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?". Foram selecionados 162 projetos em 64 cidades brasileiras. A programação do Circuito VivaSãoPelegrino vai incluir um passeio guiado pela região de São Pelegrino com historiadores, arquitetos e a presença do arquiteto Caio Esteves, especialista em Place Branding e pioneiro nesta abordagem no Brasil.

 

"O nosso objetivo é desenvolver um lugar bom para as pessoas e, por consequência para os negócios locais. Resgatar aspectos históricos e vocações dessa região permitem desenvolver uma identidade local ou uma vocação, com a participação ativa das pessoas, despertando o senso de comunidade", completou Tiago Fiamenghi, um dos idealizadores do projeto.

 

Na ocasião, também foi apresentado em primeira mão o novo vídeo institucional do Vivacidade, formado por um grupo de pessoas de diferentes áreas que têm em comum o amor por Caxias do Sul e a crença de é a partir das pessoas e da comunidade que o lugar conquista os níveis de qualidade de vida que todos queremos.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia