YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  15/10/2019 | 09h37     Atualizado em 15/10/2019 | 09h38

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Licitação para pavimentação em ruas no entorno da EPI Imigrante em Caxias do Sul é lançada

Melhorias resultarão em redução no tempo de deslocamento de linhas do transporte coletivo

Leonardo Portella
Leonardo Portella

A Prefeitura de Caxias do Sul lança no dia 31 de outubro uma licitação para contratação de obras de pavimentação asfáltica e infraestrutura em ruas no entorno da Estação Principal de Integração (EPI) Imigrante. Capitaneado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o investimento prevê melhorias na rua Ernesto Marsiaj, no trecho entre a BR-116 e a rua Anancio Miguel Ferreira; e na rua Higino Onzi, nas quadras entre as ruas Ernesto Marsiaj e Luiz Michelon. A viabilização do projeto está orçado em R$ 1.075.973,21.


Além de melhorar as condições de tráfego nas vias, a medida permitirá que a SMTTM estabeleça uma nova rota para oito linhas do transporte coletivo urbano que saem da EPI Imigrante com destino a bairros da Zona Leste. A proposta é que os coletivos utilizem as ruas Ernesto Marsiaj e Higino Onzi como opção à BR-116, resultando em diminuição no tempo de deslocamento e na quilometragem percorrida pelos veículos entre a EPI e os bairros e impactando em menos ônibus circulando na rodovia. Deverão ser envolvidas oito linhas alimentadoras: Cruzeiro, Bela Vista, Planalto/Santos Anjos, Planalto/São Victor, Vila Leon, Vila Mari, Vitória e Campos da Serra/De Zorzi/São Luís. Juntas, movimentam diariamente mais de 20 mil usuários do transporte público.


Atualmente, as linhas saem da EPI Imigrante e utilizam a BR-116 como única saída. Os coletivos contornam o viaduto Prefeito Mário David Vanin pela rua Armelindo Mandelli, seguindo pela avenida Júlio de Castilhos, BR-116 até a rua José Bisol, trafegando pela Angelina Michelon para acessar a rua Rodrigues Alves e ir em direção aos bairros. De acordo com os técnicos da secretaria, somadas as linhas, as alterações no trajeto devem diminuir o percurso em cerca de 1,4 quilômetro por viagem, totalizando 2,6 mil quilômetros por semana nas 497 viagens realizadas pelas oito linhas envolvidas no planejamento inicial.


Após a conclusão da obra, serão realizados novos levantamentos para definição dos itinerários. De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, o investimento em mobilidade no local beneficiará o trânsito na região e impactará diretamente no dia a dia dos usuários do transporte público. 

 

A licitação, na modalidade tomada de preços, será realizada no dia 31 de outubro, às 14h, na Central de Licitações (Cenlic), localizada junto ao Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição). O edital nº 2019/197 está disponível no site da prefeitura (caxias.rs.gov.br).


Outra melhoria
Esse é o segundo investimento da prefeitura nos últimos dois anos com foco no transporte coletivo urbano. Em 2018, a SMTTM executou intervenções no canteiro central do quilômetro 149 da BR-116, permitindo a ampliação das faixas de rolamento e beneficiando o deslocamento dos ônibus para acessar a EPI Imigrante. Além disso, foram executados alargamento das faixas, beneficiando a fluidez do trânsito na região.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia