YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  07/11/2019 | 14h19     Atualizado em 07/11/2019 | 14h20

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Defesa Civil Municipal presta apoio ao Corpo de Bombeiros em ocorrência de desabamento de casas

Foram acionadas equipes da Secretaria Municipal de Habitação para auxiliar no atendimento às famílias atingidas

Divulgação
Divulgação

A Defesa Civil Municipal (COMPDEC) recebeu uma ligação da sala de operações do 5º Batalhão de Bombeiros Militar solicitando apoio em atendimento a uma ocorrência recebida pela unidade por volta do meio dia desta quarta-feira (06/11). O chamado se tratava de um desabamento de casas no bairro Planalto.

 

Imediatamente, a equipe da Defesa Civil de Caxias do Sul se deslocou para o endereço onde duas residências estavam danificadas, uma delas parcialmente destruída, e a outra ainda de pé, que acabou servindo de suporte para a primeira não desabar totalmente. A guarnição dos Bombeiros estava no local, prestando atendimento, e nenhum dos moradores apresentavam ferimentos. Também foi chamada a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, que efetuou o desligamento da rede.

 

Após a primeira avaliação feita pela Defesa Civil, ainda foram acionadas as equipes da Secretaria Municipal de Habitação (SMH) para auxiliar no atendimento às famílias atingidas. Foram trazidas e instaladas pelos servidores, com apoio dos Bombeiros, escoras para apoiar as estruturas remanescentes, de forma a evitar outro desabamento, e para que os Bombeiros pudessem fazer a retirada dos pertences essenciais de dentro dos escombros. A outra equipe da SMH acolheu e orientou as famílias a comparecerem à unidade, já que elas manifestaram possuir local para se abrigarem de imediato.


A causa dos desabamentos foi o grande volume de chuvas nos últimos dias resultando na instabilidade do solo, somada às condições precárias das estruturas das casas atingidas, localizadas em região de acentuado aclive.


A Defesa Civil do município alerta a população de Caxias do Sul que ainda há previsão de chuvas para os próximos dias, e que para os casos de emergência, como o caso acima, é preciso acionar de imediato o Corpo de Bombeiros, e este, quando necessário, chamará a Defesa Civil.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia