YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  27/11/2019 | 14h21     Atualizado em 27/11/2019 | 14h22

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Deputados gaúchos sugerem adotar tecnologia de participação de Barcelona

 João Ferrer
João Ferrer

Três deputados gaúchos estão na Espanha para promover intercâmbio de conhecimentos e práticas de processos participativos, democracia digital e transparência de dados na gestão pública. Convidados pelas Universidade Complutense de Madri e Universidade Autônoma de Barcelona, além de parlamentares dos agrupamentos políticos Barcelona em Comum e Mais Madri, Pepe Vargas, Luiz Fernando Mainardi e Fernando Marroni, todos do PT, foram conhecer a plataforma digital de participação da prefeitura de Barcelona que tem revolucionado a maneira de exercer uma cidadania ativa em todo o mundo.

 

Barcelona é uma cidade com tradição de democracia participativa e planejamento urbano. Com cerca de 1,6 milhões de habitantes, é governada atualmente por uma coligação de partidos e movimentos chamada de Barcelona em Comum. A prefeita da cidade, Ada Colau, foi, recentemente, conduzida a representante das cidades no organismo da ONU de assentamentos urbanos. Em quatro anos de gestão, Colau recolocou Barcelona entre as cidades com maior participação cidadã de todo o mundo. Desde maio, iniciou uma nova gestão, que deve durar mais quatro anos.

 

O deputado Pepe Vargas, vice-líder da bancada petista, enfatiza o fato da importância da soberania digital, o que garante autonomia em relação às redes sociais privadas, garantindo o mesmo potencial de interação.

Os deputados do PT querem organizar, através da comissão de Assuntos Municipais e da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, na Assembleia Legislativa, uma apresentação da plataforma para prefeitura gaúchas e pretendem incentivar a utilização do sistema em governos e instituições públicas do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia