YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  28/11/2019 | 16h49     Atualizado em 28/11/2019 | 16h51

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Mais de 1 mil pessoas acompanham a abertura da Feira da Aprendizagem Profissional em Caxias do Sul

Durante a solenidade também foi lançado o livro "Prosa, verso e imagens dos aprendizes da Serra Gaúcha", com 73 trabalhos publicados

Sávio Salvador Ferraz Mendes
Sávio Salvador Ferraz Mendes

A abertura da Feira da Aprendizagem Profissional, na manhã desta quinta-feira (28/11), contou com a presença de mais de 1 mil pessoas. Autoridades, representantes de entidades formadoras, empresários, estudantes, familiares e público em geral foram até o Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, para conhecer e prestigiar as vivências e as atividades que jovens desenvolvem em cursos de capacitação, dentro do Programa de Aprendizagem Profissional. A Feira é promovida pelo Fórum da Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG) e se estende até esta sexta-feira (29/11), às 17h. O acesso ao evento e o estacionamento são gratuitos a toda a comunidade.

 

Em seu pronunciamento, a coordenadora da Aprendizagem/RS e auditora fiscal do Trabalho, Denise Brambilla González, cumprimentou todos os agentes que ajudam a colocar em prática a lei 10.097/2000 (Lei do Jovem Aprendiz). Citou as empresas, entidades formadoras, adolescentes, jovens, famílias, os poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), Exército e entidades religiosas. "Estamos diante do verdadeiro sentido da Feira da Aprendizagem: torná-la pública. A sociedade precisa saber que unidos somos capazes de construir positivamente o mundo do trabalho: eficiente, com qualidade e competitivo", ressaltou Denise, reforçando especialmente o convite para que mais empresários participem do Programa de Aprendizagem Profissional.

 

Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rodrigo Maffei elogiou a organização do evento, avaliando como um sucesso desde o primeiro dia e colocando o MPT como parceiro. Também valorizou a Aprendizagem Profissional, ressaltando que, em um tempo de instabilidades de programas e instituições, ela permanece sólida, firme.

 

Representando o Executivo municipal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza sublinhou a relevância do trabalho permanente de sensibilização dos empresários a aderirem aos programas de Aprendizagem. Pelo Legislativo, o vereador Elisandro Fiuza destacou que o perfil de Caxias do Sul é de uma cidade que dá oportunidades, principalmente aos jovens. No comando do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), Leandro Fernandes Moraes comemorou o fato de o grupo, a partir deste ano, ter se transformado em entidade formadora de aprendizes. Entre os cursos oferecidos: mecânico, garçom e cozinheiro.

 

Integrante do segmento empresarial, Jaime Andreazza pontuou que a Rede de Supermercados Andreazza mantém atualmente 150 jovens aprendizes, em um universo de mais de 3 mil funcionários. ?Como empresários, devemos apostar nos jovens, pois são o futuro das empresas e da nação?, opinou.

 

Além da apresentação da Banda do 3º RCG e de bênçãos proferidas pelo frei Lori Vergani e pelo pastor João Emílio, a cerimônia foi palco do lançamento do livro ?Prosa, verso e imagem dos aprendizes da Serra Gaúcha?. A obra é resultado do Concurso Literário e de Imagens dos Aprendizes da Serra Gaúcha, realizado neste ano pelo FAPSG, colegiado que reúne 14 entidades formadoras de jovens aprendizes. Nela, estão 73 imagens e textos elaborados por estudantes que participam de cursos viabilizados por meio da Lei da Aprendizagem. ?Esta publicação mostra a força do trabalho integrado?, frisou Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria da Juventude da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, que integrou a coordenação do concurso.

 

A Feira é organizada pelas entidades formadoras da aprendizagem profissional e conta com apoio da ARI Serra, Samae, Codeca e das empresas Locatelli, Bitcom, Blue e Fortaleza. O Ministério Público do Trabalho (MPT) reverteu recursos auxiliando na infraestrutura do evento.

 

A Feira da Aprendizagem

Quando: 28 e 29 de novembro de 2019

Quinta-feira - 28/11: até às 20h

Sexta-feira - 29/11: das 9h às 17h

Local: Centro de Eventos da Festa da Uva ? Caxias do Sul | RS

Evento gratuito

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia