YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  12/12/2019 | 15h08     Atualizado em 12/12/2019 | 15h12

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Plenário autoriza a inclusão de Caxias do Sul na Região Metropolitana da Serra Gaúcha

O texto foi protocolado na Casa pelos vereadores Gustavo Toigo/PDT e Felipe Gremelmaier/MDB

Vania Marta Espeiorin
Vania Marta Espeiorin

A proposta que autoriza a inclusão de Caxias do Sul na Região Metropolitana da Serra Gaúcha obteve o voto unânime do plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12/12). Trata-se do projeto de lei 144/2019, de autoria dos parlamentares Gustavo Toigo/PDT e Felipe Gremelmaier/MDB, que segue para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra/Republicanos.

 

Segundo os autores, a proposta está de acordo com a Lei Complementar Estadual 14.293, de 29 de agosto de 2013, que cria a Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

 

Na exposição de motivos, Toigo e Gremelmaier listam benefícios da participação da cidade em arranjos regionais. "O que se objetiva com a criação dessas regiões metropolitanas, em especial a da Serra Gaúcha, é um melhor planejamento e ordenamento de território, com a execução conjunta entre legisladores municipais para questões atinentes à saúde, à mobilidade, à educação, ao transporte, ao saneamento, ao lixo, à economia, ao turismo e à segurança pública", afirmam.

 

Os vereadores consideram, ainda, que, para se elaborar propostas em nível regional, facilitando o repasse de recursos pelo governo federal e soluções conjuntas para problemas dos municípios, é que está sendo defendida a autorização ao poder Executivo para que Caxias integre a Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

 

"É um projeto para Caxias do Sul e que vai trazer benefícios no turismo, nos impactos do solo, no monitoramento de segurança, no meio ambiente e em várias outras áreas", reafirma Gremelmaier.

Durante a plenária desta quinta-feira (12/12), o parlamentar Toigo acrescentou que a iniciativa tende a trazer mais qualidade de vida para a população e maior arrecadação ao município. "Passaremos de aglomeração urbana para um status maior, tendo Caxias do Sul condições de liderar, junto com as outras cidades, um projeto de planejamento regional", espera o pedetista, que torce para a sanção da matéria por parte do Executivo.

 

Os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Edson da Rosa/MDB, Kiko Girardi/PSD e Paula Ioris/PSDB cumprimentaram os autores pela proposta e reafirmaram a expectativa de bom retorno para Caxias do Sul com sua implantação.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia