YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  20/12/2019 | 18h17     Atualizado em 20/12/2019 | 18h18

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Cassina anuncia devolução de R$ 10,5 milhões à Prefeitura em prestação de contas do Legislativo

Chefe do parlamento destacou ações da Câmara de Vereadores durante 2019

Gabriela Bento Alves
Gabriela Bento Alves

O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Flavio Cassina/PTB, prestou contas de sua gestão neste ano de 2019, em coletiva aos veículos de imprensa, nesta quinta-feira (19/12).

 

Um dos destaques apontados pelo presidente é o valor devolvido ao Poder Executivo, que alcançou os R$ 10.591.028,69, fruto da responsável gestão financeira do Legislativo, além de investimento em sustentabilidade e campanhas de conscientização. ?É um ciclo de economia para que tornemos a Casa perfeitamente sustentável?, declarou o petebista.

 

A fiscalização ao Poder Público é um dos deveres do Parlamento. A partir disso, 161 requerimentos foram protocolados, 230 matérias foram deliberadas pelo plenário e quase 3 mil documentos foram protocolados, todos, a fim de promover melhorias para a população e para a cidade. O ano de 2019 também foi de recorde na promulgação de leis, no total foram 28 novas leis.

 

O Legislativo também foi responsável promulgação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que consiste em um instrumento incorporador do Sistema de Planejamento Municipal (SPM), e que contempla as políticas estratégicas setoriais, os planos distritais e a gestão territorial local, pelos próximos 10 anos.

 

?À medida que os acontecimentos vão ocorrendo, vamos tomando as providências. Acho que de nossa parte não ficamos devendo para a comunidade. Todos foram atendidos nas suas pretensões, ninguém ficou falando sozinho?, avaliou Cassina.  

 

O presidente também apresentou um balanço das atividades dos últimos 12 meses. Ao todo, ocorreram 130 sessões ordinárias, 20 audiências públicas promovidas pelas Comissões Permanentes e Temporárias, além 120 acordos de lideranças, que consistem em cedências de espaço durante as sessões, onde cidadãos, associações e entidades podem se manifestar. Aconteceram 10 visitas guiadas, envolvendo mais 400 pessoas.

 

Flavio Cassina enalteceu o trabalho desenvolvido pelos vereadores, servidores e estagiários ao longo do ano. Concluiu discorrendo sobre o aprendizado que a função de presidir uma Câmara Municipal exige: ?Qualquer pessoa, por mais humilde que seja, sabe algo mais do que eu, assim como sei algo mais do que ela. Esse intercâmbio é fundamental para que a gente faça um bom trabalho onde for, precisamos ter este tipo de relacionamento?.

 

Participaram da coletiva, os vereadores Paula Ioris (1ª vice), Ricardo Daneluz (2ª vice) e Alberto Meneguzzi (2º secretário), que se manifestaram sobre os desafios enfrentados pela legislatura. Neste ano, também integrou a Mesa diretora o vereador Edson da Rosa/MDB (1º secretário). Atualmente, o Legislativo de Caxias do Sul é composto por 23 vereadores, divididos em 12 bancadas partidárias.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia