YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  12/02/2020 | 11h07     Atualizado em 12/02/2020 | 12h16

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Surdolimpíada 2021 em Caxias do Sul é repercutida na Câmara de Vereadores

O evento esportivo é o segundo mais antigo do mundo, atrás apenas da Olimpíada

Gabriela Bento Alves
Gabriela Bento Alves

A escolha de Caxias do Sul como sede da Surdolimpíada de 2021 foi destacada pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB, na sessão ordinária desta terça-feira (11/02), ao utilizar o espaço do grande expediente. Felipe destacou que a realização deste evento na cidade não é uma conquista apenas do município, mas também do país, porque, pela primeira vez na história, a Surdolimpíada será realizada na América do Sul.

Gremelmaier relatou que será necessário o esforço de diversas entidades civis para o sucesso do evento, que vai reunir cerca de 4 mil atletas.

 

Em aparte, o vereador Tibiriçá Maineri/Republicanos explicou que, há anos, existe um esforço para trazer este evento à cidade e que fica muito orgulhoso de ver a realização da Surdolimpíada em Caxias do Sul. Tibiriçá destacou que será necessário que hotéis e profissionais do turismo sejam capacitados em Libras para facilitar a comunicação.

 

Felipe pontuou que o prefeito Flavio Cassina/PTB já recebeu representantes da UCS, juntamente do Secretário de Esporte e Lazer, Gabriel Citton e o presidente do Caxias Convention & Visitors Bureau, Valmir dos Santos para definir ações em relação ao turismo, serviços, comércio e outros setores.

 

O vereador Elisandro Fiuza/Republicanos parabenizou os vereadores Felipe Gremelmaier e Tibiriçá Maineri pelo esforço em trazer o evento à cidade e sugeriu que os dois representem a Câmara em reuniões sobre a Surdolimpíada.

 

O vereador Adriano Bressan/MDB relembrou que quando a cidade sediou o mundial de Handebol para surdos, vários profissionais da área de transportes foram beneficiados com trabalho e renda e afirmou que acredita que neste evento não será diferente. O vereador Adiló Didomenico/PTB, em aparte, afirmou que as pessoas ainda não entenderam a grandiosidade da Surdolimpíada para o município. O petebista ainda parabenizou a persistência e o trabalho de Gremelmaier em prol do esporte e lazer.

 

Ainda tratando sobre o esporte, o emedebista destacou que, junto do Secretário de Turismo, Ênio Martins, foi até Carlos Barbosa, na última semana, onde ocorriam as Eliminatórias Sul-americanas da Copa do Mundo de Futsal. O parlamentar e o secretário levaram kits com informações turísticas às 10 delegações que participaram do campeonato. Segundo Felipe, no governo anterior, não havia nenhum esforço para divulgar a cidade em eventos esportivos e, agora, o parlamentar consegue ver que a Administração Municipal está se esforçando para fomentar o turismo.

 

Em aparte, o vereador Alberto Meneguzzi/PDB afirmou que a notícia da vinda da Surdolimpíada para a cidade é a melhor notícia que ouviu nos últimos tempos. Meneguzzi também destacou que é possível perceber mais ânimo por parte da Administração Pública.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia