YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  21/05/2020 | 16h39     Atualizado em 21/05/2020 | 16h41

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Inicia sábado a última etapa da testagem do coronavírus por amostragem em Caxias

Pesquisa ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de maio

Andréia Copini
Andréia Copini

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a pesquisa por amostragem que estima o percentual da população infectada pela Covid-19 terá a sua 4ª e última etapa realizada em Caxias do Sul nos dias 23, 24 e 25 de maio.

 

Serão testadas mais 500 pessoas de forma aleatória. Já foram aplicados 1,5 mil testes nas fases anteriores, resultando 1.498 negativos e dois positivos para a doença. Caxias do Sul é a única cidade da Serra Gaúcha que participa do estudo epidemiológico que busca levantar números sobre a proporção de casos de infecção, incluindo pessoas sem sintomas e sua evolução.

 

A pesquisa, realizada a cada duas semanas, foi dividida em quatro etapas, com testes, questionários, coleta de dados e comparações entre os resultados. Os resultados irão projetar estratégias públicas de enfrentamento da Covid-19 e fornecer parâmetros para decisões sobre medidas de isolamento social e estimativas de tempo para o retorno da população à vida normal.

 

Além de Caxias do Sul, os testes são aplicados em Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre. Os resultados das coletas e as informações sobre as demais etapas da pesquisa deverão ser disponibilizados pela UFPEL nos próximos dias.

 

O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado em conjunto com o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, executado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com apoio da Prefeitura Municipal.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia