YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  05/08/2020 | 14h05     Atualizado em 05/08/2020 | 14h05

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Projeto quer incentivar produção orgânica em Caxias

Gabriel Lain
Gabriel Lain

Nesta semana a Vereadora Denise Pessôa protocolou um projeto de lei que propõe uma Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (PMAPO) em Caxias do Sul. Segundo a parlamentar, há anos a cidade não tem, por parte do Poder Executivo, políticas voltadas à produção e consumo de alimentos orgânicos. "A única ação existente atualmente é a Feira Orgânica de Caxias do Sul, que permanece viva muito mais pela luta e dos agricultores orgânicos da cidade e região, do que por ações da prefeitura", relata. 
 
Segundo Denise, o projeto consiste em um conjunto de ações que visam integrar, articular e adequar políticas públicas para o setor, assim como programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica. Para a parlamentar, estas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população com o uso sustentável dos recursos ambientais e a oferta e o consumo de alimentos saudáveis de origem animal e vegetal.
 
A parlamentar destaca ainda, que as práticas agroecológicas deverão contemplar a melhoria das condições alimentares e de saúde, lazer, saneamento e valorização da função social do uso do solo, entre outros. Com a aprovação do projeto e a criação da PMAPO, Denise prevê um crescimento na geração de emprego e renda no setor, melhoria urbanística da cidade e a conservação de recursos hídricos e nascentes, respeitados os ciclos de renovação do meio ambiente.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia