YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  15/09/2020 | 17h23     Atualizado em 15/09/2020 | 17h24

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Samae inicia retirada das plantas Macrófitas no junto à Represa São Pedro

A ação evita o comprometimento da qualidade da água e preserva a biodiversidade

Divulgação
Divulgação

As macrófitas aquáticas são organismos que estão presentes em todos os tipos de massas de água, mesmo em baixa riqueza ou biomassa. Elas são fundamentais para o metabolismo dos ecossistemas e para a ciclagem de nutrientes. Desta forma, não devem ser totalmente exterminadas pois desempenham uma importante função de filtração preliminar. Periodicamente, algumas das represas utilizadas pelo Samae para captação de água bruta são afetadas pela proliferação de macrófitas aquáticas.


Por ser uma bacia muito urbanizada, a Bacia do Complexo Dal Bó apresenta, ciclicamente, a expansão da massa de macrófitas ocasionada pelo aporte de nutrientes. O problema existe apenas quando há sobressaltos no crescimento de sua biomassa ou área de colonização em reservatórios altamente manejados pelo homem, com grande aporte de nutrientes, principalmente decorrente do lançamento in natura dos esgotos domésticos e industriais.

 

É feita a movimentação da vegetação aquática flutuante por meio de embarcação até a margem dos lagos onde são removidas por escavadeiras e transportadas em caminhões.


São realizados serviços periódicos de remoção destas macrófitas aquáticas. A empresa que está fazendo a movimentação das macrófitas no lago é a De Bastiani Transporte, Construção e Limpeza Ltda. E a que está fazendo a retirada e transporte é a Terraplenagem Bertelli Ltda, tudo com a supervisão da equipe técnica da Autarquia. A limpeza se estende até o início de outubro.


O Samae também atua fortemente na implantação das redes coletoras de esgotos sanitários, na fiscalização das ligações prediais de esgoto e no aperfeiçoamento dos processos de tratamento a fim de qualificar cada vez mais o saneamento do Município.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia