YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  18/09/2020 | 08h16     Atualizado em 18/09/2020 | 08h36

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Aprovada a criação da Feira do Vinho em diversos pontos de Caxias do Sul

Assinada pelo vereador Velocino Uez, a proposta tenta dar maior visibilidade a produtores

 Joana Boff
Joana Boff

Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (17/09), a criação da Feira do Vinho de Caxias do Sul, contida no projeto de lei 66/2019, já sob a forma de substitutivo, ambos assinados pelo parlamentar Velocino Uez/PTB. O autor quer permitir a realização em diversos pontos da cidade. Atualmente, a feira acontece apenas na Praça Dante Alighieri. O texto seguirá para a sanção do prefeito Flavio Cassina.

 

A Feira do Vinho, realizada desde 1997, é uma parceria entre as Feiras do Agricultor (Maesa e Praças das Feiras) e o Ponto de Safra (Rua Moreira César e Praça Dante Alighieri). O objetivo da ação é valorizar a produção local e permitir que vinícolas de Caxias do Sul (grandes e pequenos produtores) comercializem seus produtos com um preço acessível, além de divulgarem seus trabalhos.

 

Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, na edição de 2019, foram comercializados 18 mil litros de vinho e cerca de 20 mil pessoas estiveram prestigiando a iniciativa. Na exposição de motivos, o vereador destaca que o projeto busca estimular o consumo da bebida (conscientemente), a sua forma de produção e a promoção do turismo, por meio da viticultura.

 

Hoje, Caxias do Sul é uma das maiores produtoras de uvas e vinhos, no Brasil. A produção de vinho está presente na história da cidade, desde seus tempos de colônia, com a chegada dos imigrantes italianos.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia