YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  13/10/2020 | 09h21     Atualizado em 13/10/2020 | 09h23

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Jovens caxienses participam de Campeonato Mundial de Desenvolvimento de Jogos

Divulgação
Divulgação

Já imaginou ter apenas 54 horas para desenvolver um jogo do zero, criando suas mecânicas, design e até mesmo a apresentação de um comercial de lançamento? É exatamente esse o desafio que os alunos Matheus Santos, Luiz Cláudio Scur e Guilherme Accorsi, do Curso Técnico em Informática, se propuseram a enfrentar. Os estudantes do CETEC UCS se inscreveram para participar do Game Jam +, um campeonato mundial de desenvolvimento de jogos, dividido em 4 etapas com inscritos de 23 países.


Para o professor de Sistemas de Informação do Curso Técnico em Informática do CETEC, Marcelo Fardo, a participação dos jovens em um evento desta magnitude é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimentos e experiências, não apenas trabalhando com conteúdos estudados, mas criando rede de contatos: "O universo digital tem mostrado cada vez mais sua importância para o cotidiano, e, em tempos de pandemia, pudemos sentir mais ainda os efeitos e relevância desse meio para realização de atividades. A atuação profissional da área de desenvolvimento de jogos vem crescendo no Brasil, em especial aqui no Estado, onde tem crescido muito nos últimos 3 anos, sendo que muitas empresas estão a procura de mão de obra especializada para desenvolver jogos. Acredito que participação de nossos alunos neste campeonato não apenas serve como forma de aplicarem os aprendizados de sala de aula, mas também se colocando como jovens preocupados e integrados com o futuro", pontua o professor.


O evento, que conta com apoio de empresas como Google, Unity e até mesmo o time de futebol Flamengo, tem como principal objetivo levar seus participantes a terem novas ideias e buscarem dar seu melhor para realizar a criação jogos inovadores no mercado, unindo a gameficação ao processo cotidiano.


A primeira etapa é realizada de forma simultânea no mundo todo, onde todos participam de forma on-line ou presencial (conforme decisão de cada cidade-sede). A segunda etapa da competição acontece entre os meses de novembro e dezembro, consistindo em mentorias on-line com profissionais de várias áreas, como programação, negócios, marketing e arte, por exemplo.


Já a terceira etapa é realizada apenas para as equipes campeãs da primeira etapa que não conseguirem financiamento para custear a viagem para a grande final. Esta etapa não é eliminatória. As semifinais serão realizadas em nível continental, separadas em: América Latina, África e Oriente Médio, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. A grande final será realizada na cidade de São Paulo, de 05 a 09 de maio, onde os finalistas e organizadores se encontrarão presencialmente, a fim de definir e celebrar os grandes vencedores. Esta etapa irá proporcionar momentos únicos de networking, trocas de experiência e claro, muitos jogos.


Para o aluno Luiz Cláudio Scur, a paixão pelos games  é de longa data: "Desde pequeno eu sempre gostei do mundo dos games, sempre tive a curiosidade de aprender como eles eram desenvolvidos, tanto que cheguei a sonhar em trabalhar com isso. Nesse evento vi a oportunidade de testar se esse sonho pode se tornar real algum dia", aponta o estudante.


O grupo espera fazer um bom trabalho, apostando nas competências individuais de cada um: "Nosso objetivo final é conseguir desenvolver um jogo que traga orgulho para nós. Se avançarmos de fase vai ser muito satisfatório", diz Guilherme Accorsi.


O estudante Matheus Santos afirma que o interesse e a interação com essa possibilidade nasceram dentro do Curso Técnico em Informática do CETEC: "Por conta da disciplina de Sistemas de Informação, eu tive uma proximidade maior na área que eu já gostava e pude participar mais ativamente, criando os jogos e outras ferramentas. Criar um jogo é uma arte muito divertida que engloba todas as outras como: desenho,música,roteiro e entre outros aspectos", finaliza Matheus.


A competição ocorreu neste final de semana, entre os dias 09 e 11 de outubro, e os resultados da competição serão divulgados até o dia 1º de novembro.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia