YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  13/10/2020 | 10h01     Atualizado em 13/10/2020 | 10h03

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

CETEC Festival 2020 será realizado on-line e em formato inédito

Diego Dall’Agnol
Diego Dall’Agnol

Nos seus 25 anos de história, o CETEC Festival enfrenta seu maior desafio: realizar uma mostra cultural totalmente on-line. Durante as noites de 14 a 16 de outubro, as 14 turmas de ensino médio da escola apresentam suas produções teatrais baseadas no tema "25 anos de história, talento e emoção".


As produções resultam de sete meses de pesquisa e preparação, sob a coordenação dos professores das atividades complementares da escola, que contemplam aulas de Artes, Teatro, Música, Canto, Dança e Escrita Criativa. Professores das áreas de Linguagens e Ciências Humanas também estão envolvidos no processo de construção do Festival.


Neste ano, em função da pandemia da Covid-19, toda a concepção do festival se deu de forma on-line e síncrona, assim como as aulas do CETEC. Os cerca de 580 estudantes da escola participam ativamente de toda a concepção do CETEC Festival, passando pela criação do roteiro, produção do espetáculo, montagem dos cenários e figurinos, bem como pela parte técnica de gravação e edição. No festival, os alunos aprimoram seus conhecimentos por meio da arte, em um clima de autoconfiança, explorando talentos e habilidades que contribuem para a autonomia e a vivência em grupo.


Para a diretora da escola, professora  Ana Possapp Cesa, o CETEC Festival vai além de ser um evento no calendário escolar, pois se tornou um acontecimento marcante na trajetória individual e coletiva dos alunos e ex-alunos da escola: "Nesses 25 anos de CETEC Festival, pudemos compartilhar algumas centenas de histórias criadas com a criatividade e com a personalidade dos nossos alunos", aponta Ana.


Para Cesa, o palco do festival, neste ano digital, é um universo de novos aprendizados e possibilidades que se abrem para os alunos: "Ao longo dessas duas décadas e meia já passamos por muitos palcos, como a Casa da Cultura, o Campus 8, e agora o Teatro do Bloco M da UCS, isso sem contar nas edições do festival realizadas nas cidades de Farroupilha, Guaporé, Bento Gonçalves e Veranópolis, por exemplo. Não importa o palco, o sentimento é sempre o mesmo", conclui a diretora.


O tema deste ano é inspirado nos 25 anos da escola e permitiu aos estudantes explorar os acontecimentos históricos, sociais e culturais que aconteceram neste período. Para o aluno Diego Dall Agnol, estudante do segundo ano do CETEC, o festival deste ano foi um grande desafio: "Tivemos que substituir o palco pelas telas, a tensão nos camarins pelo nervosismo em frente às câmeras. Sem contar, é claro, nas diversas adaptações de roteiro para transformar um texto teatral para uma narrativa digital. O que não faltaram foram aprendizados", aponta o aluno.


O CETEC Festival deste ano vai ao ar nas noites de quarta a sexta-feira (14 a 16/10), a partir das 19h30, pelo Youtube (https://youtube.com/cetecucs) e pelo Facebook (https://www.facebook.com/ucscetec/) do CETEC. As sinopses de todas as peças podem ser conferidas em bit.ly/cetecfestival2020. 


O festival conta com a coordenação artística da Professora Liliane Viero Costa e produção geral e roteirização de Marcelo de Gregori.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia