YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

  23/11/2020 | 08h01     Atualizado em 23/11/2020 | 08h04

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Vestibular para o curso de Medicina da UCS teve abstenção de 4,69%

Aline Bedin Maciel
Aline Bedin Maciel

A relação dos classificados em primeira chamada no Vestibular de Verão 2021 da Universidade de Caxias do Sul será divulgada até 25 de novembro, quarta-feira, no site ucs.br. O concurso foi realizado neste domingo, 22 de novembro, para Bacharelados, Licenciaturas e cursos de Tecnologia (UCSTec) no período da manhã, no Campus-Sede e nos campi da UCS na região, e à tarde para o curso de Medicina, com prova somente em Caxias do Sul.

 

As matrículas para os aprovados em primeira chamada no curso de Medicina ocorrem entre 27 e 28 de novembro, com horários agendados; e para as demais graduações, sob agendamento.

 

Mais informações podem ser obtidas em contato com a Central de Atendimento: (54) 3218-2145, atendimento@ucs.br e WhatsApp (54) 99931-3441.

 

Medidas de biossegurança
Visando aos cuidados com os participantes do Vestibular, neste período de pandemia, foram intensificadas as medidas de prevenção e de segurança sanitárias, com um rigoroso protocolo elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação Local (COE-E Local UCS). As determinações, voltadas à chegada, permanência e saída do local de prova, foram estabelecidas para evitar aglomerações e possíveis formas de contaminação.

 

Cada candidato precisou levar ao local de prova caneta esferográfica azul com corpo transparente. O protocolo de biossegurança ainda determinou a entrada nos blocos de forma escalonada, para evitar concentração de candidatos, o uso de máscaras e álcool gel, a medição de temperatura e o distanciamento social, entre outros tópicos.

 

Devido ao novo coronavírus, também não houve atividades de acolhimento, como ocorria nas outras edições; apenas os candidatos puderam circular nas dependências dos campi, além das equipes de trabalho e higienização dos espaços.

 

Prova
Vestibulandos dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia (UCSTec) realizaram prova de redação a partir das 8h30, com prazo de 2 (duas) horas para conclusão. O grupo recebeu duas opções de tema para o texto dissertativo:

 

- Em sua opinião, é possível recuperar as perdas sofridas pelos adolescentes em tempos de distanciamento social? Por quê?
- Em sua opinião, a cultura do cancelamento é uma nova forma de exclusão? Por quê?

 

Os que optaram, na inscrição, pelo aproveitamento da nota de redação dos Vestibulares da UCS, de 2015 a 2020, ou pelo aproveitamento da nota de redação do ENEM, de 2014 a 2019, ficaram dispensados de fazer a prova presencial.

 

Os candidatos ao curso de Medicina iniciaram a prova às 13h30, com cinco horas para responder questões de Língua Portuguesa, de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), de Conhecimentos Gerais, de Biologia e de Química, além de realizar uma redação. Entre os temas propostos, estiveram as seguintes opções:

 

- Em sua opinião, é tarefa do governo subsidiar projetos culturais? Por quê?
- Em sua opinião, a sala de aula é o local apropriado para discutir temas, tais como "ser aceito pela turma", "conviver com os pais", "sair de casa" etc.? Por quê?
- Em sua opinião, ?a internet promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade?, como preconizado por Eco (Umberto)? Por quê?

 

Clique para acessar o gabarito.

 

Cuidado e segurança no rito de passagem ao Ensino Superior
O reitor da Universidade, professor Evaldo Antonio Kuiava, avalia que o Vestibular transcorreu dentro da normalidade. "Seguimos todos os protocolos de segurança. Assim, todos ficaram tranquilos e seguros para realizar as provas. Para o aluno, é um momento decisivo, como um rito de passagem, quando encaminha seu futuro profissional. E a UCS é uma Instituição adequada para quem busca realizar um projeto de vida com excelência", afirma, agradecendo toda a equipe de organização pelo excelente trabalho desenvolvido.

 

O reitor destaca, ainda, nesta edição, o menor índice de abstenção da história do Vestibular para o curso de Medicina da Universidade, com 4,69%.

 

A pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela, ressalta que os processos seletivos de verão se firmam como grandes eventos e, "apesar dos desafios com o distanciamento social, foi um dos mais tranquilos".

 

Conforme define, foi oportunizado aos jovens participantes, egressos ou concluintes do Ensino Médio, um ritual imprescindível na transição para a Educação Superior. "Fizemos isso da melhor forma possível, com protocolos de biossegurança validados pelos órgãos oficiais, tanto nosso COE-E Local UCS, quanto os órgãos públicos".

 

A professora ainda ressalta a empatia das famílias e da comunidade, ao manter os campi preservados, e o acolhimento da necessidade de cuidado, consigo e com os outros, "que permitiu a mobilidade com respeito e um bonito exercício de cidadania, que pode ser exemplo para outras realizações de eventos regionais e estaduais, com processos bem desenhados e que poderão ser compartilhados. Coadjuvantes na data foram também as cerca de 350 pessoas envolvidas para dar suporte e acompanhar todo o evento, a quem muito agradecemos".

 

A professora Valneide Luciane Azpiroz, coordenadora da Comissão Permanente de Seleção da UCS, percebe o processo de seleção como histórico. "Enaltecemos o grande empenho de todas as pessoas que trabalharam conosco. Foi um trabalho de muitas mãos, considerado de risco, por envolver um tema de saúde pública, e nós pudemos construir todos os protocolos e cumpri-los à risca. Não tivemos intercorrências nem atrasos, a entrada escalonada permitiu o ingresso aos blocos de maneira muito tranquila", conta. "Todos estão de parabéns", pontua, citando as equipes que na data compartilharam o protagonismo com os vestibulandos, ?com uma postura séria, responsável e pensando no bem-estar e nas vidas de todos?.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia