YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

Covid-19   23/02/2021 | 12h40     Atualizado em 23/02/2021 | 14h48

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Secretária da Saúde anuncia que 100% dos leitos SUS da cidade estão ocupados

Daniele Meneguzzi se manifestou em sessão da Câmara de Vereadores

Leticia Krelling / Câmara de Vereadores
Leticia Krelling / Câmara de Vereadores

A secretária municipal da saúde, Daniele Meneguzzi, informou que Caxias do Sul está com 100% dos leitos dos Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados. Daniele e o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, João Uez, compareceram à sessão da Câmara, nesta terça-feira (23), para responder questionamentos dos vereadores. A assessoria do Legislativo informou que a vinda dos secretários foi de forma voluntária, ou seja, não ouve convocação.  

 

Uez repercutiu as ações dos órgãos de segurança para impedir aglomerações e fiscalizar estabelecimentos. Já Daniele destacou a curva ascendente de contaminação pela Covid-19 nos últimos sete dias, o que acarretou na lotação dos hospitais do município: "provavelmente a gente tenha a nova variante (do vírus) circulando", disse a secretaria que tembém destacou que paciente mais jovens estão sendo internados com o vírus e tendo complicações. Para evitar um possível colapso no sistema de saúde, a secretaria repercutiu contato com o governo do estado para ampliar a estrutura e abrir novos leitos.  

 

Questionada sore um esgotamento dos leitos também na rede privada, Daniele respondeu que possível acionar o governo do estado e até a União para transferir pacientes de Caxias do Sul para outras cidade e até estados, mas ponderou que o município não chegou neste estágio. A respeito da vacinação, informação é de que o Ministério da Saúde, até 31 de março, vai distrbuir 35 milhões de doses e até 30 de abril, mais 43 milhões. A expectativa é vacinar os grupos de risco até o final do primeiro semestre, em Caxias. 

 

A abertura das escolas infantis, mesmo com a região em bandeira preta no modelo estadual de distancimento controlado, também foi alvo de questionamentos. Sobre o tema, Daniele Meneguzzi afirmo que as escolas são ambientes de circulação controlada e respeitam os planos de contigência propostos pela Prefeitura. Ponderou que o real problema está onde não há controle sobre a circulação.   

 

Até às 09h da manhã de hoje, Caxias do Sul contabilizava 436 mortes por coronavírus e 2.107 casos ativos. 

 

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia