YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

Covid-19   06/03/2021 | 17h08     Atualizado em 06/03/2021 | 17h20

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Caxias do Sul tem 41 pacientes aguardando por leitos de UTI

Secretaria da Saúde alertou para "o pior momento da pandemia" na cidade

Andréia Copini / Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Andréia Copini / Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, na tarde desta sábado (06), que 41 pessoas estão aguardando por leitos de UTI, em Caxias do Sul. Destes, 15 estão nas Unidades de Pronto Atendimento Central e da Zona Norte. De acordo com a SMS, a UPA Central opera com 50% além da sua capacidade, enquanto a UPA Zona Norte opera com 10%. O número de pessoas na espera soma pacientes com Covid-19 e com outras enfermidades, o que retrata a situação enfrentada por toda a rede hospitalar do município, com estrutura e equipe médicas além do limite. 

 

Em nova, a pasta saúde reafirma que este é o pior momento da pandemia no município. ?A rede de urgência e emergência vem enfrentando os piores dias da pandemia e não há perspectiva de dias melhores em curto prazo. Quem olha o saguão, a fachada de uma emergência, não tem a real noção do que estamos vivendo. Os pacientes graves estão nas emergências e nas UTIs, onde as pessoas não conseguem enxergar, mas a situação é essa e está muito, muito crítica?, analisa o diretor da rede municipal de Urgência e Emergência, Fabio Baldisserotto. Sobre a perpectiva da abertura de novo leitos, no mesmo comunicado, a Secretaria da Saúde informa que essa alternativa esbarra na falta de estrutura física e de profissionais da saúde. 

 

De acordo com o Painel Covid, Caxias do Sul conta com 3.615 casos ativos do coronavírus e 475 mortes em decorrência da doença. Além disso, 91,34% da UTIs da cidade estão ocupadas. 

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia