YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

Câmara de Vereadores   28/04/2021 | 12h58     Atualizado em 28/04/2021 | 13h06

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Praça Dante Alighieri pode se tornar Patrimônio Imaterial do município

Projeto de lei foi aprovado pela Câmara e segue para a sanção do prefeito

Divulgação
Divulgação

Na sessão da Câmara desta terça-feira (28), os vereadores aprovaram, por maioria, o projeto de lei que buscava reconhecer a Praça Dante Alighieri como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Caxias do Sul. Com a aprovação, o texto segue para sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

 

A autora, vereadora Denise Pessôa/PT, justifica o pedido pelo fato de o local ser um dos mais antigos e tradicionais da cidade, e por ter sido e ainda ser palco de inúmeras ações comunitárias. "A praça está carregada de memórias e tradições, as quais precisamos preservar, mesmo diante do progresso acelerado que a cidade sempre experimentou. Atualmente, a praça mantém uma configuração geral bastante próxima daquela estabelecida nos anos 1940, inclusive com diversas placas comemorativas a cidadãos ilustres caxienses e eventos importantes, bem como o Marco Zero da cidade", declarou a parlamentar.

 

Consultado pela reportagem, Elisandro Fiuza/Republicanos, único vereador a votar contrário ao projeto, justificou: "Tenho receio a projetos dessa natureza que, no futuro próximo, qualquer adequação da estrutura, manutenção ou algo que precise melhorar terá uma imensa burocracia pra autorizar o concerto ou melhorias. Diferente seria uma proposta sobre fazer uma parceria com empresas para adotar esse espaço com todos os critérios técnicos, acompanhado da secretária competente, dentro de um planejamento arquitetônico para preservar e embelezar nossos pontos turísticos. O mérito (do projeto) é indiscutível, o problema é depois quem estiver no Executivo futuro terá mais uma dor de cabeça, sobre esse assunto".

 

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia