YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

Câmara de Vereadores   29/04/2021 | 19h20     Atualizado em 29/04/2021 | 19h34

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Câmara já tem três pedidos de informações ao Executivo rejeitados em 2021

Número representa em recorde se comparado a 2020, quando nenhum pedido foi rejeitado pela antiga legislatura

Leticia Kreling / Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Leticia Kreling / Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Os quatro primeiros meses da nova legislatura da Câmara de Caxias já registraram três pedidos de informações rejeitados pela maioria dos vereadores, o mais recente, na sessão ordinária desta quinta-feira (29). O número representa um recorde se comparado a 2020 (último ano da XVII Legislatura), quando, de acordo com a assessoria de imprensa do Legislativo, nenhum pedido foi rejeitado.

 

Os pedidos de informações são instrumentos legais utilizados para questionar o Poder Executivo e suas secretarias sobre temas relacionados ao município. Em 2021, já foram reprovados questionamentos sobre o serviço de transporte público (em 19/01, em sessão representativa), sobre as obras na Ponte do Korff (em 15/04) e nesta quinta, sobre a situação das subprefeituras de Caxias do Sul. Todos os requerimentos foram de autoria de um ou mais integrantes da bancada do PT na Câmara, composta pelos vereadores Denise Pessôa, Estela Balardin e Lucas Caregnatto.

 

Questionada pela reportagem, Denise Pessôa avalia as rejeições como um mau exemplo, já que uma das funções do Legislativo é fiscalizar o Poder Público. "Ou o Executivo está querendo ser blindado, com medo de passar informações, escondendo alguma coisa, ou o Parlamento está sendo autoritário, não garantindo que oposição fiscalize o Executivo", frisou a parlamentar petista.

 

O presidente da Câmara, Velocino Uez/PTB, disse que precisa manter-se neutro nas discussões e defendeu o livre arbítrio de cada parlamentar conduzir seu voto. Ao mesmo tempo, Uez destacou a mudança de vereadores com a nova legislatura (são 12 novos nomes). "Como presidente da Câmara tenho que ficar neutro. Cada um é livre para ter o seu entendimento sobre cada situação. Mudou muito do ano passado para cá o número de vereadores".

 

Veja quais vereadores votaram contrários aos pedidos de informações rejeitados em Plenário neste ano

 

Requerimento 05/2021 (Transporte Público): Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB, Mauricio Marcon/NOVO, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/PATRIOTA e Zé Dambros/PSB.

 

Requerimento 37/2021 (Ponte do Korff): Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis Xuxa/PTB, Juliano Valin/PSD, Marisol Santos/PSDB, Mauricio Marcon/NOVO, Mauricio Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel, Tatiane Frizzo/PSDB e o presidente Velocino Uez, que precisou votar para desempatar.

 

Requerimento 42/2021 (Subprefeituras): Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis Xuxa/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Gilfredo de Camillis/PSB, Marisol Santos/PSDB, Mauricio Marcon/NOVO, Mauricio Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Sandro Fantinel, Tatiane Frizzo/PSDB, Wagner Petrini/PSB e Zé Dambros/PSB.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia