YouTube Facebook Instagram
YouTube Facebook Instagram

Vacina contra Covid-19   31/05/2021 | 11h54     Atualizado em 31/05/2021 | 11h59

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Covid-19: vacinação de pessoas com comorbidades e idosos continua nesta segunda-feira (31/05)

O atendimento será das 8h às 20h nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário e das 8h às 16h nas demais.

Atendimento será das 8h às 20h nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário e das 8h às 16h nas demais
Atendimento será das 8h às 20h nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário e das 8h às 16h nas demais

Foto: Cristiane Barcelos

Em entrevista ao Bitcom Bom Dia desta segunda-feira, a diretora de Atenção Básica da SMS, Vanusa Perini, falou sobre a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-no sábado. Foram imunizadas cerca de 4 mil pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades e idosos de 60 anos ou mais sem comorbidades. A vacinação desse mesmo público-alvo continuará nesta segunda-feira (31/05), em 47 Unidades Básicas de Saúde (todas com exceção da São Vicente e incluindo as quatro Unidades Básicas Vacinadoras - UBVs), as mesmas que abriram no sábado.

 

O atendimento será das 8h às 20h nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário e das 8h às 16h nas demais.

 

Estão sendo vacinadas pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades (ver lista abaixo) e também pessoas com deficiência permanente grave nas seguintes condições: limitação motora que cause dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas (cadeirantes, amputados de membros inferiores, doenças neurológicas com sequelas motoras, sequelas de AVC); e também cegueira ou grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com óculos (e que por isso necessitam de auxílio). Outras comorbidades contempladas com a vacina serão informadas nos próximos dias.

 

A Secretaria da Saúde salienta que a vacinação de quem tem 60 anos completos ou mais é contínua. Ou seja, ao completar 60 anos, o idoso deve procurar qualquer local que esteja vacinando com a primeira dose.

 

Assista a entrevista clicando aqui.


Todos devem apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Pessoas com comorbidades deverão apresentar, obrigatoriamente, atestado médico ou receita emitida há menos de um ano. Em alguns casos mencionados na lista abaixo, será necessário apresentar também autorização médica.

 

Conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, o próximo grupo a ser incluído na vacinação é o de profissionais da educação. Nos próximos dias a SMS vai informar a dinâmica dessa etapa, que ocorrerá de forma concomitante com a atual. A previsão é de que a vacinação de pessoas de 18 a 59 anos sem comorbidades ocorra na sequência, de forma escalonada.

 

O agendamento da vacina para gestantes e puérperas de 18 anos ou mais também continua, por meio do site agendamento.caxias.rs.gov.br.

 

Serviço

 

Vacinação contra a covid-19: primeira dose para pessoas com comorbidades de 18 anos ou mais e idosos de 60 anos ou mais

 

A partir desta segunda-feira (31/05)


UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário: 8h às 20h
Demais UBSs e UBVs: 8h às 16h


Para idosos de 60 anos ou mais sem comorbidades e pessoas de 18 anos ou mais com:
Comorbidades


Deficiência permanente grave: limitação motora que cause dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas (cadeirantes, amputados de membros inferiores, doenças neurológicas com sequelas motoras, sequelas de AVC...); cegueira ou grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com óculos (e que por isso necessitam de auxílio).


Obrigatório apresentar

Documento oficial com foto, CPF, Cartão SUS (se tiver)
Atestado médico ou receita emitida há menos de um ano (pessoas com comorbidades)*
Em alguns casos também é necessário levar autorização médica para fazer a vacina

 

 

 

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia